Como funciona
Entende melhor o que é e como funciona a Automação Residencial.
Automação Residencial
Em breves palavras a Automação Residencial iniciou-se no início da década de 1970, nos Estados Unidos com a implantação de produtos utilizados em automação industrial adaptados para a utilização doméstica.
Estes produtos tinham a finalidade de proporcionar a seus usuários mais conforto com as tarefas usuais domésticas, o que na verdade tem-se como proposta a Automação Residencial dos dias de hoje, porém, na época, basicamente, era utilizado para ligar e desligar objetos (lâmpadas e dispositivos ligados a uma tomada) remotamente.
Com a evolução da tecnologia, novos dispositivos vieram para suprir as lacunas deixadas pelos dispositivos, então operantes, no sentido de derivar sua instalação do patamar de produtos luxuosos e pouco versáteis, visto o preço que custava a automação e o emprego limitado de suas funções, para o patamar de produtos acessíveis e com uma gama de funções muito extensas.
Além da tecnologia empregada atualmente, os sistemas de Automação Residencial ou Domótica e Predial tornaram-se muito mais robustos e confiáveis além de permitirem agregar diferentes tipos de tecnologia em suas controladoras, podendo, por exemplo, inserir câmeras de monitoramento, alarmes, cercas elétricas, motores, bombas, climatização de ambientes, acionamentos diversos de dispositivos elétricos, controle de acessos, e muitas outras funções além, obviamente, do acionamento de lâmpadas e sistemas de áudio e vídeo.
Tem como condão trazer ao usuário do sistema conforto e comodidade na utilização da Automação, deixando de tratar-se apenas de acionamentos de liga, desliga e dimerização de luminárias.
O projeto de Automação Residencial é o primeiro passo para transformar sua casa em uma casa mais confortável e com a mais alta tecnologia.
Importante salientar que além da comodidade que a Automação Residencial pode lhe proporcionar, esta, ainda, agrega valor comercial ao imóvel.